top of page
Buscar

A EFÊMERA VIDA



Texto chave: Jó 14:1-22


Neste Capítulo, Jó discorre sobre a brevidade da vida e incapacidade do homem de deter o curso dela. Tema este também citado por Salomão em Eclesiastes (Ec 9:4-6). No verso 10 ele expressa sua falta de entendimento sobre o que acontece com o homem depois da morte. Ele faz uso de uma figura de linguagem para fazer um paralelo de ideias. O homem não é como uma arvore, pois ela tem a chance de vida mesmo após ser cortada, já o homem não. Aqui vemos que Jó não acredita que possa haver vida após a morte. Cabe ressaltar aqui a visão sistemática da Bíblia sobre este assunto. Jó possivelmente viveu na época de Abraão, nunca ouviu falar sobre Jesus, sobre a eternidade e não tinha a Bíblia como nós temos hoje. Sendo assim, a visão dele era limitada. Outro ponto importante é saber identificar quando o autor do texto bíblico está afirmando algo da parte de Deus ou está simplesmente falando daquilo entende como certo. É diferente, por exemplo, de Deus falando através de um profeta ou um Apóstolo. Já no verso em questão, ele diz que o homem morto é “consumido” e logo pergunta: “ao expirar, para onde irá?”, desta forma ele demonstra a sua limitação quanto ao entendimento completo sobre está questão. Sabemos que após a morte, a palavra de Deus diz que o homem passa pelo juízo de Deus e então passará a eternidade no inferno ou no céu (Hb 9:27-28; Mt 25:31-46; Ap 21:8).


Pensar sobre a morte é importante para se viver melhor. Saber da brevidade da vida e da nossa incapacidade de controle sobre ela, deve ser um incentivo para aproveitarmos cada dia como se fosse o último. A ansiedade se dá pelo fato de as pessoas anteciparem o amanhã mesmo sem ter controle algum sobre ele. A sabedoria está em entregar o controle a Deus, confiando no seu amor e bondade, sabendo que não importa o que aconteça no amanhã, tudo há de cooperar para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28). Um dos maiores problemas que tira a paz das pessoas é o dinheiro, mas o Apóstolo Paulo diz que o segredo está na confiança em Deus que nos fortalece (Fl 4:13). Se nossa casa está firmada sobre a rocha que é Jesus, pode vir o vento que vier, não terá força para derrubar nossa casa (Mt 7:24-27). Eclesiastes diz: “tudo que vier a tua mão para fazer, faça com todas tuas forças, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento e nem sabedoria” (Ec 9:10-18). Viva o hoje e entregue o amanhã nas mãos de Deus, afinal de contas, nunca saberemos quando será nosso último dia.


Este é um texto retirado do comentário Bíblico do livro de Jó, escrito pelo criador deste Blog, com o fim de auxiliar na leitura e entendimento deste livro que trata de um tema tão importante, o sofrimento do justo. Nele você vai encontrar um esboço do livro, assim como o significado de algumas palavras do original em hebraico, reflexões e curiosidades sobre o contexto histórico e cultural da obra. Deixarei o link para aqueles que desejarem adquirir o material.


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page